quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Instituto CicloBR e Rota Cicloturistica Marcia Prado (Interplanetária)

Muitos já devem ter ouvido falar que estávamos transformando o CicloBR num Instituto. Sim, transformamos.

Hoje o CicloBR não é mais o site do Pasqualini e sim o Instituto CicloBR de Fomento a Mobilidade Sustentável. A idéia no começo era de abrir um convite ao maior número de pessoas, realizar uma assembléia e depois criar o Instituto. Mas fui aconselhado a primeiro abrir legalmente o Instituto com um número mínimo de pessoas necessárias e depois de tudo registrado, aí sim abrir pra quem quiser. Então fiz convites a algumas pessoas apenas, nos reunimos e realizamos uma assembléia de fundação do Instituto.

Não deixou de ser uma boa tática, pois no processo de registro tivemos que refazer atas, estatutos, listas de presença e se tivéssemos uns 100 sócios fundadores, com certeza o Instituto ainda não estaria registrado. Atualmente ele esta em processo de obtenção do CNPJ e em poucos dias teremos todas as exigências legais para operar.

Mas já estamos nos organizando em alguns eventos e projetos, entre eles a Interplanetária que falarei mais a frente. Portanto já é possível participar dos projetos e da vida do Instituto. Para isso criamos uma lista de discussão que pode ser acessada no link abaixo:

http://groups.google.com.br/group/ciclobr

O próximo passo do Instituto é promover o Festival CicloBR. Um grande evento onde as pessoas poderão inscrever equipes e participar de diversas competições, entre as modalidades teremos:

Bike Polo

Bikester (Corridas de arrancada com bicicletas infantil)

Duelo do Cotonete (esse nem precisa explicar muito)

Os eventos ocorrerão no Parque das Bicicletas nos dias 16 e 17 de janeiro de 2010. Depois dos eventos teremos uma nova Assembléia do Instituto, onde todos os membros da atual diretoria e conselhos renunciarão e será realizada uma nova eleição para eleger todos os cargos do Instituto CicloBR, com isso as pessoas que não participaram do ato de fundação, poderão se candidatar a cargos e participar mais ativamente da vida do Instituto.

Esse evento será realizado só em janeiro e em breve divulgaremos mais detalhes. Quem tiver a fim de participar da organização desse evento, pode entrar na lista e começar a palpitar.

Agora sobre a Interplanetária

Há tempos venho conversando com o pessoal do Parque da Serra do Mar que já trabalha num projeto para abrir o parque oficialmente aos ciclistas. Então propus a eles a criação de um evento teste, a abertura do parque em um dia para testarmos quantos ciclistas podemos ter descendo a serra. Não seria o esquema de massa como no ano passado, justamente para não dar motivos a Policia Rodoviária nem a Ecovias, para estragarem nossa viagem.

Já está tudo certo e o Parque será aberto aos ciclistas no dia 12 de dezembro, das 8h00 as 15h00.

Se quiserem se organizar em massa, tudo bem, daí fica por conta e risco da galera, mas o intuito é que as pessoas se organizem em pequenos grupos e desçam para a praia, evitando problemas com a PM. Como sugestão divulgaremos a seguinte rota, que será batizada como Rota Cicloturística Marcia Prado.

http://www.bikely.com/maps/bike-path/Rota-Marcia-Prado

Essa rota começa no Grajaú, passa pelo Bororé, São Bernardo e pega um trecho de 8 km da Imigrantes até a Interligação. Notem que não será mais necessário andar na contramão do acostamento, pois há uma trilha que passa atrás do Rancho da Pamonha, saindo do asfalto da interligação. Esse trecho será melhorado e terá um cascalho permeável para não criar poças e nem ser necessário asfaltar. Lá em baixo indicaremos uma rota mais tranqüila para as pessoas chegarem até Santos e toda a rota será sinalizada com placas e pintura de solo.

Na verdade essa rota será uma sugestão, pois quem quiser ir pela Imigrantes até a Interligação poderá fazer. O mesmo em Cubatão, quem quiser entrar na Anchieta e socar a bota ta liberado, cada um segue um rumo. Apenas no Parque será obrigatória a passagem.

Vamos também estudar uma outra rota alternativa, para que o ciclista saia o mais próximo da Interligação possível, portanto essa rota não está totalmente definida, mas devemos ter essa definição ainda essa semana.

Já no parque, teremos uma tenda logo na entrada, onde todos os ciclistas irão se cadastrar, passarão por uma palestra onde explicaremos detalhes do Projeto NIP Bike (NIP = Núcleo Itutinga Pilões), dicas de segurança e faremos até pequenas revisões nas bicicletas. Durante o trajeto teremos monitores a cada quilômetro e algumas bases de apoio. No final do parque haverá uma outra tenda, onde os ciclistas responderão um questionário e seguirão viagem.

Depois desse evento, o pessoal do parque irá apresentar no prazo de 3 meses, um projeto de abertura em definitivo do parque aos ciclistas, ou seja, faremos da Bicicletada Interplanetária a nossa conquista do mar.

Bem pessoal, é isso, podem começar os aquecimentos, quem tiver a fim de participar como voluntário do NIP Bike Prólogo (nome desse evento teste do dia 12) pode entrar na lista de discussão do Instituto CicloBR e participar. Quem tiver a fim apenas de pedalar, pode começar os treinos, pois o mês que vem, todos nós chegaremos ao litoral.

Autor: André Pasqualini

www.ciclobr.com.br
andre@ciclobr.com.br
www.twitter.com/ciclobr